Sociedades civilizadas e não-civilizadas são conceitos que merecem revisão,vendo que ainda são muito usadas de forma arbitrária e,nesses usos cometemos,talvez,alguns ferrenhos e perigosos enganos.
Dizem-se que aquelas sociedades baseadas em determinadas formas de economia,em tipos de produção fundamentalmente capitalistas e de religiões cristãs são as civilizadas,de estruturas complexas.Enquanto que aquelas que fogem a estes quesitos não o são.Mas será que é isso mesmo?
Será que dá pra fazermos essas distinções à ferro e fogo? O que vem a ser essa tal civilização? Não seria talvez um conjuntos de práticas complexas que visassem basicamente o bem estar de todos? Não implicasse uma relação harmoniosa com a natureza? Pois,se pensarmos por este vieses,é lamentável,mas a nossa "civilização" precisa ser revista.Não é difícil de nos depararmos com o caos ao qual estamos inseridos.Não é difícil nos depararmos com uma natureza completamente ou quase destruída pelo uso abusivo,inescrupuloso e insensato pelas mãos do homem.A nossa relação com a natureza não se trata de uma troca,mas sim de uma via de mão-unica.Do apenas explorá-la ininterruptamente sem pensar na sua conservação.Além de tudo,vivemos o caos social atrelado a um trânsito podre nas grandes sociedades,com pessoas surtando e brigando a todo momento.Deixamos de olhar um para os outros porque não temos mais tempo nem pra respirar.E ai,surge a pergunta...somos mesmo a civilização? Em contrapartida,dizem que aqueles povos que vivem com base em relações harmoniosas com a natureza e uns com os outros não são civilizados...Estamos certos? São corretas essas afirmativas? Pois é,precisamos rever isto tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário